mapa-metro-sao-paulo

Concurso para bibliotecário da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ

Esses dias uma amiga me falou sobre o edital do concurso de Biblioteconomia da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ. A notícia sobre o concurso já tinha sido repassada pelo Mundo Bibliotecário. Acredito que além do concurso para o Senado, este será o segundo concurso mais concorrido pra biblioteconomia já agora no início do ano.Importante notar que os dias das duas provas irão coincidir (11/03/2012), então o candidato vai ter que se decidir para qual concurso prestar… :)

Além da prova de Conhecimentos Básicos (Português e Inglês) também haverá a de Conhecimentos Específicos. Segue a lista de conteúdo que cairá na prova, que consta nas páginas 15 e 16 do Edital:

Biblioteconomia Planejamento e Organização de Bibliotecas e Serviços de Informação: Biblioteca Pública. Biblioteca Especializada. Centro de Informação: características e objetivos. Planejamento dos recursos humanos, materiais e financeiros. Planejamento do espaço físico. Redes e sistemas de informação. Relatórios como instrumento de planejamento e avaliação. Gestão do Conhecimento. Marketing em unidades de informação. Comunicação visual.

Formação, Desenvolvimento, Avaliação e Conservação de Coleções: Estabelecimento de políticas para o desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição e descarte. Avaliação de coleções. Tipologia, fatores e critérios que afetam a formação e desenvolvimento dos acervos. Fontes e processos de seleção participativa. Intercâmbio entre bibliotecas. Direitos autorais. Conservação e restauração de documentos.

Serviço de Referência: Tipologia e finalidade das fontes bibliográficas. Critérios de avaliação de obras de referência em geral. Utilização de fontes de informação: enciclopédias, dicionários, ementários, bibliografias, diretórios, anais, guias bibliográficos. Planejamento e elaboração de bibliografia. Entrevista de referência: questão de referência e negociação da questão. Estudo e perfil do usuário. Técnicas de pesquisa, recuperação e disseminação da informação. Comutação bibliográfica.

Representação Descritiva: Código AACR2: princípios para a descrição, seleção e formulação de entradas principais e secundárias. Uso nos três níveis de descrição. ISBD. Catalogação cooperativa: programas nacionais e internacionais. Protocolo de comunicação Z39.50 e Formato MARC21. Controle Bibliográfico Universal. Conversão retrospectiva. Conceito do FRBR – Requisitos funcionais para registros bibliográficos.

Representação Temática: Estruturação das Linguagens Documentárias: relações hierárquicas, não-hierárquicas e de equivalência. Tipologia dasLinguagens Documentárias: sistemas de classificação bibliográfica e classificações facetadas. CDD e CDU. INDEXAÇÃO: Indexação: conceitos, características e linguagens. Descritores, cabeçalhos de assunto, vocabulário controlado e tesaurus.

Normalização: Normas da ABNT para a área de documentação.

Tecnologia da Informação: Conhecimento das técnicas de tratamento da informação com domínio das tecnologias mais avançadas. . Principais formatos de intercâmbio MARC21, Redes e sistemas de informação nacionais e internacionais. Metadados. Web 2.0. Web Semântica. Folksonomia. Bibliotecas digitais, virtuais, eletrônicas e híbridas. Manifesto IFLA sobre Internet. Serviços de Referência virtual. Hardware e Software: thin clients, servidores, software, open source x software proprietário: definições e vantagens. Planejamento e manutenção de bases de dados. Gerenciamento de documentos eletrônicos. Internet e Intranet.

Profissional Bibliotecário: O perfil profissional. Ética profissional. Competências informacionais. Legislação e Órgãos de classe.

Bom lembrar também que, no dia 11 de fevereiro de 2012 – exatamente um mês antes das provas dos concursos do Metrô e do Senado – será oferecido em São Paulo, pela FESPSP, um curso preparatório, ministrado pelo Gustavo Henn. Entre os conteúdos abordados estão: Catalogação; RDA; Classificação; Gestão; Indexação e resumos; Formação e desenvolvimento de coleções e Legislação do bibliotecário (entre outros assuntos que venham a ser trabalhados). Pra quem está pensando em prestar qualquer um dos concursos, o curso é uma boa oportunidade não só pra organizar os estudos, mas também pra se atualizar mais sobre os temas da área.

Um pensamento sobre “Concurso para bibliotecário da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ

  1. Olá, Dora!

    Obrigado pelo link do Mundo Bibliotecário no Index-a-Dora. Achei o nome muito criativo, parabéns e sucesso com o novo blog, que com certeza vou acompanhar!

    Eduardo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s